Benefícios da Chia para a Saúde O Surpreendente!

benefícios da chia

Quando ouvimos falar da chia pensamos comumente na linhaça, já que são sementes muito semelhantes. No entanto, a chia é considerada um superalimento por seu grande valor nutricional e a incrível capacidade que tem para nos fazer perder peso rapidamente.

Seu consumo remonta aos tempos antigos, por suas propriedades energizantes. Os benefícios da chia são muitos, uma vez que traz para a nossa dieta com antioxidantes e minerais necessários.

A chia vem de uma planta originária da Guatemala e no México, a diferença de linhaça, que vem da planta do linho. A chia é obtido em culturas anuais em uma única colheita no final do verão, e sua aparência é alongada, semelhante a um arroz, de brilhante cor marrom, seu sabor é semelhante ao da noz.

Benefícios da chia para o organismo

Propriedades da Chia para Emagrecer

A chia é saciante, pelo que se consomem uma porção desta semente antes das refeições, comer muito menos. A semente de chia apenas fornece calorias e não contém gordura. A chia forma um gel ao entrar em contato com a água, o que ajuda o movimento do intestino e a digestão, isso significa que acelera o metabolismo, a absorção de nutrientes e facilita a expulsão dos elementos tóxicos da nossa dieta.

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Seu consumo é benéfico para os diabéticos

O gel produzido pela chia atrasa a absorção do açúcar no sistema digestivo.

Aqueles que sofrem de colesterol alto, hipertensão arterial e triglicerídeos melhoram ao consumir chia

Por seu conteúdo em ácidos gordos essenciais da chia acelera o metabolismo, isto controla o colesterol LDL e os níveis de triglicéridos no sangue. A chia também contém potássio, isto facilita o fluxo de líquidos no organismo, incluindo o sangue.

Benefícios da Chia por sua ação anti-inflamatória

Para aqueles que sofrem de asma, artrite ou reumatismo, consumir as sementes aliviarão os seus problemas, pois reduzem as inflamações nos órgãos associados. Os antioxidantes presentes na chia também bloqueiam a ação inflamatória dos radicais livres.

Propriedades Da chia para eliminar a prisão de ventre

A semente de chia é rica em fibras, portanto, favorece o movimento intestinal, e, portanto, a deposição de fezes.

Vantagens de consumir Chia sem glúten

As sementes de chia são um cereal que não contém glúten, por isso, ela e seus derivados podem ser consumidos sem problemas.

A chia previne o câncer de cólon

Como limpa e protege os intestinos a chia previne o câncer de cólon e de estômago, e, em menor medida, outros tipos de câncer.

Benefícios da Chia para atletas e corredores

São hidratantes, absorvem a água e mantidas hidratadas as pessoas enquanto treinam, evitando a sensação de plenitude e de náuseas, que provoca a água quando se toma ao fazer exercício.

Como podemos consumir a chia?

A chia podemos consumi-la:

Com água

Devemos tomar 25 g de chia por dia, podemos deixar de molho a chia em um copo de água durante a noite e levá-la ao acordar ou podemos tomar os 25 g de comer e beber em seguida, a água.

Com limão

Se estiver a preparar uma limonada, você pode acrescentar a chia e, em seguida, misture, obtendo assim um delicioso refresco. O limão é rico em antioxidantes, o que diminui ainda mais o envelhecimento celular.

Com leite ou iogurte

Misture a chia com leite e iogurte e o seu cereal favorito, você terá uma refeição nutritiva e deliciosa.

Em cápsulas

Você pode encontrar cápsulas de chia em saúde e lojas de alimentos saudáveis. Toma a dose recomendada pelo farmaceuta.

Óleo de chia

Você pode encontrá-lo em lojas de alimentos saudáveis, toma a dose recomendada na embalagem ou pelo médico.

Farinha de chia

As sementes de chia podem ser moídas para a fabricação de farinha.

Se você não está habituado ao consumo de chia deve consumir 5 g ao iniciar e, em seguida, aumentar a dose de forma gradual até atingir os 25 g recomendados.

Contra-indicações

Não podemos consumir chia se:

  • Tomamos medicamentos indicados contra a hipertensão.
  • Temos hipotensão, diverticulite ou alergias a chia.

Os efeitos colaterais do consumo de chia (quando se apresentam as patologias anteriores) podem ser:

  • Desmaios
  • Tonturas
  • Dor de estômago.

Os benefícios da chia superam suas contra-indicações e efeitos colaterais, a chia não afecta os sabores dos alimentos, o que pode ser adicionada sem problema algum a várias receitas de pequeno-almoço e sobremesas.